A direção da escola se reserva a autorizar (ou não) a publicação de comentários, principalmente os anônimos. Preferencialmente, identifique-se formalmente quando dos seus comentários, críticas ou observações. Comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados.



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Boas e ruins vividas e ouvidas na semana dos professores...

Olá a todos os colegas professores, alunos, funcionários e viventes da escola pública:
.
Vimos passar a semana dos professores. Mais uma... De muitas que foram e outras que virão... valem as reflexões... todas elas... mas... comentar isso fica para depois...
.
Relato aqui momentos antagônicos que fui "testemunha ocular e auricular". O positivo primeiro: bela homenagem dos alunos feitas aos professores nos turnos matutino e do vespertino. Cada uma com seu valor e seus significados. Para mim passou a certeza que eu já tinha que nós professores - AINDA!!! - somos importantes para alguma coisa e para alguns. Repito o que disse para os meninos e para todos: troco todas as homenagens e presentes a mim dados neste dia pelo respeito silencioso de todo dia!!! Assim teríamos resgatado verdadeiramente o nosso valor profissional. Mas, mesmo assim, obrigado a eles.
.
O negativo: relato deprimente de um jovem pateta e sem compostura. Estava eu passeando com minha esposa pela "bucólica" Praça da Bíblia, no centro da cidade, e presenciei uma conversa "sem noção" de um jovem bobão e babaca. Ele dizia inflando os pulmões que numa ocasião de contraponto com um professor o interpelou o chingando (impublicáveis palavrões...) e jogando-lhe bolas de papel no seu rosto. Apesar de não acreditar na metade da sua "proeza" (o moleque tinha uma cara de mentiroso...) fiquei triste em ver o valor dado por alguns a figura dos professores. Na real estes não respeitam não só professores: não respeitam políticos, médicos, garis, aposentados, desempregados... fico com pena e temerosos por estes se eles forem a desrespeitar policiais e a bandidos... a tolerância certamente não será a mesma...
.
Mas, como diz o ditado: "os cães ladram, mas, a caravana passa!!!". Então, fico com o primeiro exemplo que é o que vale. Sem esquecer do segundo, porém, do qual devemos ficar sempre "atentos e fortes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário